Aconteceu na última quinta-feira (25) o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor, organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O evento teve como objetivo premiar as melhores distribuidoras brasileiras no ano de 2022, segundo a avaliação do consumidor.
O evento contou com a presença de autoridades como o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia (MME) Efrain Cruz, a Diretora do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Cláudia Santos, o Diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Marcelo Prais, o Presidente de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, além das diretorias das distribuidoras vencedoras. Entre participantes presenciais e online, estiveram presentes mais de 1070 pessoas.
O Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2022 aconteceu em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e sua transmissão está disponível no canal da ANEEL no YouTube.
Foram avaliadas 105 distribuidoras, de acordo com mais de 29 mil consumidores, em 362 municípios brasileiros.
As avaliações sobre o desempenho das concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada entre 5 de julho e 15 de outubro de 2022.
Dentre os critérios de avaliação estavam a satisfação em relação aos serviços prestados, a qualidade do fornecimento de energia e dos outros serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.
As vencedoras receberam troféu, certificado e um selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu bom desempenho.
Dentre as distribuidoras vencedoras encontram-se três associadas da ABRADEMP. São elas:
Sulgipe - Vencedora da categoria "Região Nordeste"
Mux Energia - Vencedora das categorias "Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste até 30 mil Unidades Consumidoras" e "Brasil Concessionárias até 400 mil Unidades Consumidoras"
Dcelt - Vencedora da categoria "Maior Crescimento Anual"
A vitória das associadas é de suma importância, pois reforça a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de menor porte, seguindo os princípios da ABRADEMP, dentre eles oferecer energia de qualidade por um preço razoável para o consumidor.